NovAmérica

NovAmérica Tarumã finaliza 2º fase de treinamentos para o uso do Computador de Bordo

Por Comunicação NovAmérica - 03 Jul 2018

NovAmérica Tarumã finaliza 2º fase de treinamentos para o uso do Computador de Bordo

Cumprindo com o cronograma construído em janeiro, início do projeto Computador de Bordo na unidade de Tarumã, foi finalizada na semana passada mais uma fase dos treinamentos para uso da ferramenta. Conhecida como a "2ª Onda", nessa etapa os treinamentos foram realizados no campo, onde os técnicos acompanhavam operadores e motoristas durante as atividades diárias, orientando e tirando todas as dúvidas.

O Técnico de Automação Agrícola, Leonardo Coelho falou um pouco sobre essa etapa "Foi um grande desafio, pois foram treinadas de forma individual 469 pessoas, entre colhedores, tratoristas e motoristas. A implantação do Bordo está sendo um grande passo tecnológico para as operações agrícolas da NovAmérica e o melhor de tudo é que os colaboradores estão adeptos a essas soluções inovadoras, isso facilita o nosso trabalho", explicou Leonardo.

Marcio Julio, Motorista Canavieiro, que teve a oportunidade de atuar com o bordo na unidade de Caarapó, falou um pouco sobre como enxerga essa solução ¿O computador de bordo é uma ótima ferramenta a com qual podemos obter dados mais precisos. Vejo os colegas comprometidos, dedicados e buscando melhorar os resultados a cada dia" disse Marcio.

O foco nessa fase dos treinamentos era sobre a utilização da ferramenta e os números positivos já começaram a aparecer, assim como explicou o Coordenador de Automação Agrícola, Carlos Rodrigues "Os apontamentos efetivos são todos automáticos, mas o apontamento de equipamento parado é feito pelo o operador. Esse era o foco do treinamento, além disso, fizemos orientações sobre os parâmetros ideais para trabalho, o que irá trazer uma redução no consumo de combustível e a redução do desgaste precoce dos equipamentos diminuindo a manutenção corretiva. Já notamos a eficiência dos treinamentos nos números de "sem apontamento", hoje estamos com uma média de 95% de eficiência em apontamento", falou Carlos.

Os apontamentos são de extrema importância para a tomada de decisão da gestão e apropriação de custos "A maioria das empresas trabalham com uma tolerância de 80%, pois acreditam que esse patamar é suficiente para a apropriação de custos, porém a NovAmérica está em um nível de eficiência de 95% em apontamento e buscando ter no máximo 3% de sem apontamento. É importante salientar que os números de sem apontamento são de quando o equipamento está fora de operação ou desligado" explicou o Coordenador de Controle, Laercio dos Santos Cassiano.

Agora o projeto segue para a "3ª Onda", que é voltada para reuniões de brainstorming e treinamentos com Coordenadores de Manutenção e Colheita "Nesta fase, buscamos aprender juntos a trabalhar com os dados coletados pela ferramenta, que já nos fornecem dashboard (relatórios) diários, para que possamos partir rumo a Gamificação no campo. Sempre lembrando que o bordo é uma ferramenta, o grande diferencial está nas pessoas bem treinadas e o acompanhamento constante dos gestores que trarão os resultados positivos" finalizou o Coordenador Carlos Rodrigues.
CPF Inválido
Endereço não encontrado para o CEP