NovAmérica

NovAmérica realiza Workshop sobre Segurança do Trabalho

Por Comunicação NovAmérica - 31 Oct 2017

NovAmérica realiza Workshop sobre Segurança do Trabalho

Nos dias 24 e 25 de outubro a NovAmérica realizou em suas unidades, o 1° Workshop de Segurança com o tema ¿Nossa segurança depende de todos nós¿.

O Workshop teve como objetivo discutir assuntos de segurança entre todos e demonstrar os benefícios da mudança no comportamento de segurança para a integridade de cada um dos colaboradores. O engenheiro de segurança do trabalho da unidade de Tarumã, Leandro Dias, falou um pouco sobre o assunto: ¿Quando falamos de segurança, não estamos falando apenas de equipamentos de proteção ou auditorias e vistorias, estamos falando do comportamento dos colaboradores, pois é este comportamento que vai conduzir ao uso dos EPI, a realização de check-list ou a seguir um procedimento¿.

O evento contou com uma palestra do consultor Fernando Xavier,que abordou temas sobre como prevenir acidentes, e incidentes, garantir a conformidade e transformar a cultura de segurança com medidas de segurança através do método Safestart.

Fernando Xavier, explicou que o método se baseia na ideia de que a segurança é responsabilidade de todos e foi desenvolvido para ajudar os colaboradores a olharem para segurança de uma forma nova, de modo que possam ajudar a si mesmos e a seus colegas a trabalharem de forma segura. O programa encoraja um sistema mental no qual a segurança é uma atitude que é praticada todos os dias, e não somente durante procedimentos especiais.

O diretor executivo, Mário Chiarinelli frisou em sua fala a respeito da consciência, conhecimento e atitude que devemos ter em todas situações ¿Normalmente tendemos a cumprir regras, e mesmo assim cometemos alguns deslizes. Em todo esse processo temos que conduzir de forma a trazer consciência, sempre usando normas e procedimentos que são para o nosso bem gerando o conhecimento, só assim vamos conseguir entender e tomar atitudes que não deixarão incidentes acontecerem.¿, e finalizou ¿Você estando bem e a companhia estando bem, todo mundo tende a estar bem em volta.¿
O supervisor de RH, Marcos Leandro falou sobre o evento e principalmente sobre a importância de se compartilhar todo o conhecimento adquirido durante o workshop ¿Este nosso primeiro workshop, teve como principal objetivo trazer outra visão sobre a forma de como devemos tratar os eventos de acidentes. Estarmos atentos aos nossos sentidos, emoções e sentimentos foi o principal foco, para uma mudança de comportamento que deve ser constantemente exercitada para que se transforme de fato em uma mudança de hábito. Na palestra realizada pelo Sr. Fernando Xavier, consultor do SAFESTART, que em sua metodologia trabalha quatro estados de padrões mentais (pressa, frustração, cansaço e autoconfiança). Estes, são estados que levam as pessoas a cometerem erros mesmo que involuntariamente, colocando-as numa condição de: olhos longe da tarefa, mente longe da tarefa, exposição a possíveis situações de risco e perda de equilíbrio, tração ou firmeza. Esperamos que todos aqueles que participaram do evento possam multiplicar e aplicar estes conceitos em suas rotinas de trabalho¿ finalizou Marcos
CPF Inválido
Endereço não encontrado para o CEP